Entre em Contato
Para melhor atender a nossos clientes disponibilizamos aqui toda a nossa forma de comunicação. Entre em contato e faça seu Orçamento
Fone: 11 4519-4203 / 3410-4455

E-mail:contato@erycla.com.br
R. Dr. Fernando Costa, 620 - Vila Emilio, Mauá - SP, 09310-250, Brasil

Gaxetas

Define-se a gaxeta convencional como sendo um anel usualmente de borracha com lábio ou lábios que fazem a vedação de sistemas hidráulicos ou pneumáticos. É denominada de vedador automático, por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do êmbolo.
A função das gaxetas é vedar sistemas de movimentos alternativos que fogem à capacidade de vedação dos O’Rings, com a vantagem de apresentar excelente desempenho e desgaste mínimo pelo fato de a pressão sobre os lábios ser proporcional à pressão do fluido.

As gaxetas fazem vedação para sistemas de baixas e altas pressões, dependendo da dureza e seu material, modelo e perfil.
As gaxetas modelos “U” e “L” podem ser adaptadas a sistemas de duplo efeito, mas com desempenho inferior aos vedadores de êmbolo.
Consegue-se moldar alguns modelos em couro, que são de grande eficiência em sistemas onde as superfícies deslizantes são ásperas.

EXTRUSÂO

Em sistemas onde as pressões são altas, o funcionamento dos lábios de vedação pode ficar prejudicado
se ocorrer desgaste ou extrusão na base da gaxeta, ocasionado pela modificação na distribuição de pressões sob a gaxeta; altas pressões podem, ainda, provocar rasgos nas gaxetas.
O desgaste ou extrusão na base das gaxetassão eliminados através da redução da folga diametral pela utilização de um reforço na base ou de uma borracha que suporte maiores pressões.
As gaxetas “UR” comuns rasgam quando submetidas a altas pressões.
As gaxetas admitem pequenos movimentos rotativos ou oscilantes, desde que projetadas para vedar tais sistemas.
MONTAGEM

As gaxetas são montadas com os lábios de vedação voltados para o fluido a ser vedado e aconselha-se recobrir com óleo ou graxa limpa para facilitar a montagem e manter os lábios lubrificados, principalmente para sistemas pneumáticos.
É necessário certo cuidado na montagem, a fim de não danificar os lábios por rebarbas, amassamentos ou qualquer defeito que possa existir nas peças do equipamento. A presença de partículas abrasivas no sistemas podem causar desgaste prematuro nos lábios de vedação.
Durante a montagem se as gaxetas precisarem passar sobre roscas, furos radicais, canais, etc. ,será indispensável o uso de dispositivo para evitar danos nos lábios de vedação..